Governo dos Estados Unidos considera que o atual conflito entre o território palestino e Israel, que já causou a morte de 39 pessoas, foi desencadeado por um lançamento de foguetes desde Gaza ao território israelense.
"Achamos que o fator desencadeante do conflito foi o lançamento de foguetes procedentes de Gaza. Achamos que Israel tem direito de se defender e tomarão suas próprias decisões em torno das táticas que utilizarão nesse sentido", disse neste sábado o conselheiro adjunto de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes.
Rhodes, que acompanha o presidente americano, Barack Obama, na viagem asiática que começou hoje, pôs em dúvida que a causa do conflito se deva à morte do líder do braço armado do Hamas em Gaza, Ahmed Jaabari, após um ataque seletivo israelense há três dias.
"Para que fique claro o fator precipitante: esses foguetes foram disparados contra zonas civis israelenses há algum tempo. Portanto, os israelenses sofreram demais ameaças destes foguetes e isso é o que levou a fazer ações contra Gaza", acrescentou Rhodes.
Perguntado sobre os alvos governamentais escolhidos por Israel para bombardear Gaza, Rhodes evitou comentar a respeito, mas ressaltou "a importância de evitar vítimas civis".
Israel começou, no último dia 14, a ofensiva militar "Pilar Defensivo" contra Gaza que prevê, além disso, uma invasão terrestre dos territórios palestinos, algo que parece cada vez mais iminente depois que o governo israelense aprovou a incorporação de 75 mil reservistas, a maior mobilização de tropas no país em décadas.
Fonte:terra