quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Israel aprova construção de 900 alojamentos em Jerusalém Oriental

O Ministério do Interior aprovou definitivamente a construção de 900 novos alojamentos próximo ao bairro de colonização de Har Homa, em Jerusalém Oriental, indicou à AFP um porta-voz do ministério.

"É um programa que foi aprovado pelo comitê regional (projetos e construção) há dois anos", indicou Efrat Orbach. "Segundo o procedimento em Israel, era preciso adotar emendas, então ele foi enfim aprovado hoje", acrescentou.

Este acordo marca a última etapa antes do estabelecimento de um projeto que suscitou fortes críticas dos palestinos e da comunidade internacional. Essas construções vão estender a superfície do bairro de colonização de Har Homa, situado próximo à cidade palestina de Belém, na Cisjordânia.

Hagit Ofran, responsável pela questão das colônias no movimento pacifista "A Paz" classificou a autorização do Ministério do Interior de "muito grave" em devido à localização dos novos alojamentos.

"Isso acrescenta uma nova linha a Har Homa que impede a continuidade do território entre Jerusalém Oriental e Belém e criou mais uma barreira contra a possibilidade de fazer de Jerusalém Oriental a capital palestina em uma solução de dois Estados", declarou ele à AFP.
Fonte:AFP