domingo, 10 de março de 2013

Estudo sobre evangélicos na Suiça

Segundo um estudo recentemente realizado no contexto do Programa Nacional de Pesquisa "Coletividades religiosas, Estado e Sociedade" (PNR 58), 690.000 pessoas - um habitante na Suíça para onze - se reúnem a cada final de semana para participar de um rito religioso: 38% nas igrejas católicas, 29% nas evangélicas livres, 14% nos templos protestantes e 11% nas comunidades muçulmanas.

Os pesquisadores também colocaram em evidência o fato de que os cultos das igrejas evangélicas livres reúnem a cada final de semana duas vezes mais fiéis do que os das igrejas protestantes tradicionais, e somente 25% a menos do que os das igrejas católicas. Portanto, apenas 2% dos suíços são membros de uma igreja evangélica livre.

Os responsáveis das coletividades das igrejas livres indicaram que seu culto reúne muito mais fiéis do que membros, com uma taxa de participação de 111%. Entre os católicos, a taxa de participação é apenas de 4% e entres os protestantes, de apenas 3%. As comunidades muçulmanas reúnem 18% dos seus membros. As judaicas, 10%.

Porém existe uma diferença clara dentro das igrejas evangélicas. As coletividades carismáticas são aquelas que vivem as maiores taxas de crescimento. As coletividades conservadores (Evanglischer Brüderverein, Action Biblique) vivem um recuo, enquanto que as coletividades clássicas (Communauté de Chrischona, FEG) continuam estáveis.

Segundo o estudo, o sucesso das igrejas evangélicas deve-se a uma prática mais ativa na busca de novos membros e rigidez moral e religiosa.