sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Unidos em Israel cristãos evangelicos e Judeus Russos

CRISTÃOS EVANGÉLICOS E JUDEUS RUSSOS JUNTAM-SE PARA DEDICAÇÃO DE MONUMENTO À MEMÓRIA DE 483 JUDEUS EXECUTADOS NA RÚSSIA PELOS ALEMÃES

 

 

Um monumento dedicado à memória dos 483 judeus executados pelos nazis alemães e seu párias em Novembro de 1941 na Rússia foi hoje inaugurado na localidade de Lubavichi, no distrito de Smolensk, Rússia.
Este projecto é o primeiro exemplo de sucesso da cooperação entre o Congresso Judaico Russo (CJR), o Centro Russo do Holocausto, e as comunidades Cristãs Evangélicas russas. É simbólico o facto de o monumento ser inaugurado no decurso da Semana Internacional para a Tolerância. 
Lubavichi foi um dos mais famosos centros do Judaísmo, albergando escolas religiosas cujos estudantes vieram a dirigir comunidades judaicas na Europa e nos Estados Unidos. Por isso mesmo os alemães destruíram os judeus locais com uma crueldade peculiar.
A execução teve lugar numa pequena ravina no território do matadouro local. Os judeus foram assassinados com um tiro na cabeça ou espancados com paus até à morte. As criancinhas foram enterradas vivas.
A comunidade judaica em Lubavichi existiu durante 3 séculos. A sua população inteira foi no entanto dizimada num só dia.
Durante muitos anos tudo que ali existiu era um rectângulo simbólico com uma estrela de cinco pontas, mas sem qualquer inscrição. Em 2002, estudantes russos e alemães erigiram ali um memorial.
O memorial agora inaugurado está integrado no projecto "Devolver a Dignidade" lançado pelo presidente do CJR Yuri Kanner.
A criação do memorial foi obra de um grupo de trabalho liderado pelo co-secretário do Centro Do Holocausto Russo, pelo supervisor científico do Museu do Holocausto e pelo director da Fundação "Ebenezer", Boris Vasyukov.
O complexo do memorial (da autoria do escultor Alexey Zamlely e do arquitecto Vladislav Kondrat'yev) inclui um monumento original que exibe cenas judaicas.
Milhares de Cristãos Evangélicos por toda a Rússia contribuíaram com os seus próprios meios para ajudar nos custos do planeamento e construção do memorial. Os Evangélicos deixaram uma inscrição numa placa de granito com as seguintes palavras: "Perdoem-nos".
O texto no monumento encontra-se em russo, inglês e hebraico, e apresenta a data e os detalhes da execução. Os nomes de 74 dos judeus assassinados foram certificados com a ajuda do Projecto doYad Vashem (Museu do Holocausto em Jerusalém) sobre a documentação dos nomes dos judeus que pereceram durante o Holocausto na Rússia. Os seus nomes estão gravados em placas separadas.
A inauguração do memorial teve a presença dos líderes do distrito de Smolensk, judeus russos, organizações religiosas, juvenis e públicas e representantes dos corpos diplomáticos. Anastasia Polyakova, testemunha viva e contemporânea da tragédia em Lubavichi compartilhou como a execução teve lugar.
A oração de lamentação (Kaddish) foi recitada pelo rabino da sinagoga de Moscovo.
Nós não podemos mudar o passado, mas podemos trazê-lo à memória, como precaução contra as tendências actuais, em nada diferentes das de então...
Como diz o ditado judeu: "Os que esquecem o passado estão condenados a repetir os seus erros". Que assim não seja mais!
Shalom, Israel!

 

 

Fonte:Shalom Israel (blog)